sábado, 23 de junho de 2012


Quer ser escritor?... Então leia!

Trecho do livro "OS SEGREDOS DA FICÇÃO" - RAIMUNDO CARRERO

O livro é um convite irresistível à criatividade. O autor mostra neste livro estimulante que a literatura está ao alcance de todos àqueles que têm o impulso de cria-la e, também, a perseverança de trabalhar duro para transformar suas ideias em contos, novelas e romances. Se não há receitas para a boa literatura, existem, sim, caminhos para chegar a ela. E é nestas trilhas que o autor guia o leitor, falando diretamente a ele com a ajuda de ilustres gênios de diversos estilos e épocas que têm em comum a disciplina e o rigor na criação de seus universos ficcionais.

(...) Erramos quase sempre porque não respeitamos a nossa voz narrativa, não amamos o nosso timbre, queremos imitar a tradição. Não conhecemos as nossas particularidades. Os outros escrevem muito bem, dizem. Só os outros. Não acreditamos na nossa capacidade. Complexo de inferioridade nunca ajudou ninguém (...).

(...) é fundamental conhecer o domínio do nosso personagem – o personagem é o centro de toda narrativa (...).

(...) A descoberta da voz narrativa impressiona e inquieta. Um processo doloroso, embora saudável. Em geral ela não se parece com nada, com ninguém, estúpida. Não segue os métodos de narração convencional. Não é descrição. Não é redação. Nada é nada. Não importa, isso mesmo – não importa.  As palavras batem uma nas outras, fazem barulhos, confundem.  Percebe-se depois, e com a paciência que conduz à luz: ali está nascendo um escritor (...).

(...) Em geral, o que nos impede de descobrir essa voz (narrativa) é a descrença. Por algum motivo esquisito, nós escritores, professores, leitores, gostamos de desanimar os iniciantes, os novatos, os indecisos. Dizemos: não faça isso, você não sabe fazer. Não é a sua praia. Você não tem jeito. Esqueça. Deixe para os que sabem. E os que sabem, começaram de que maneira? Refletindo, lendo, escrevendo (...).

Veja abaixo o conteúdo disponibilizado pelo Google Books.
Clique sobre o texto e utilize o mouse para "rolar" as páginas. Lembrando que o livro está disponível parcialmente. Portanto, algumas páginas não serão visualizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário