quinta-feira, 25 de junho de 2015

Concurso literário Brasil em Prosa vai premiar contos inéditos de novos talentos


Carola Saavedra foi finalista do concurso Contos
 do Rio, no passado, e agora é jurada da nova seleção


Os concursos literários sempre tiveram papel fundamental na revelação de novos talentos da literatura brasileira. Na década de 1930, o poeta alagoano Lêdo Ivo, morto em 2012, recebeu o primeiro impulso para sua carreira ao vencer uma disputa de contos da “Revista Carioca”, aos 14 anos. Anos mais tarde, Fernando Sabino e Clarice Lispector, ainda jovens e desconhecidos, pela primeira vez seriam reconhecidos pela mesma publicação. E embora a ascensão dos livros digitais e o surgimento das ferramentas de autopublicação, no século XXI, tenha derrubado a última barreira que impedia um estreante de publicar sua obra, o reconhecimento garantido por um concurso ainda é um prêmio cobiçado. Pensando nisso, O GLOBO e Amazon se uniram, com o apoio da Samsung, para criar o concurso Brasil em Prosa, que premiará contos publicados exclusivamente em e-book através da plataforma Kindle Direct Publishing (KDP) — que permite que qualquer autor publique sua obra e a coloque à venda na loja virtual. As inscrições estão abertas a partir de hoje através do site www.brasilemprosa.com.br.

Os textos deverão ser inéditos, escritos em português, de autoria exclusiva do participante (não serão aceitos contos em co-autoria) e não poderão ultrapassar os 6 mil caracteres, incluindo os espaços. O prazo de inscrição termina em 31 de julho. Cada escritor pode inscrever quantos contos quiser, mas apenas um poderá ser premiado.

— Ao mesmo tempo em que estimula a literatura e funciona como vitrine de novos talentos, o concurso Brasil em Prosa é uma forma de divulgar o DNA digital do GLOBO para todo o país. O concurso surgiu como fruto de um desejo de ambas empresas em fomentar o consumo de obras digitais através de novos autores independentes brasileiros — afirma Melissa Beltrão, gerente-geral de Negócios do GLOBO.


Ao entrar no site, o autor deve seguir as instruções para publicar a obra através da KDP. No campo “palavras-chave” é necessário colocar #brasilemprosa. É através dessa hashtag que a Amazon identificará que o conto está participando do concurso. O preço máximo do título colocado à venda deve ser R$ 5,99. O serviço de atendimento da empresa, que auxilia os usuários da plataforma de autopublicação, também vai tirar dúvidas de quem quiser participar do concurso. Natalia Montuori, gerente da KDP no Brasil, explica que as obras publicadas entram no ar em 48 horas e ficam disponíveis para leitores de todo o mundo.

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