Carola Saavedra foi finalista do concurso Contos
do Rio, no passado, e agora é jurada da nova seleção
Os
concursos literários sempre tiveram papel fundamental na revelação de novos
talentos da literatura brasileira. Na década de 1930, o poeta alagoano Lêdo
Ivo, morto em 2012, recebeu o primeiro impulso para sua carreira ao vencer uma
disputa de contos da “Revista Carioca”, aos 14 anos. Anos mais tarde, Fernando
Sabino e Clarice Lispector, ainda jovens e desconhecidos, pela primeira vez
seriam reconhecidos pela mesma publicação. E embora a ascensão dos livros
digitais e o surgimento das ferramentas de autopublicação, no século XXI, tenha
derrubado a última barreira que impedia um estreante de publicar sua obra, o
reconhecimento garantido por um concurso ainda é um prêmio cobiçado. Pensando
nisso, O GLOBO e Amazon se uniram, com o apoio da Samsung, para criar o
concurso Brasil em Prosa, que premiará contos publicados exclusivamente em
e-book através da plataforma Kindle Direct Publishing (KDP) — que permite que
qualquer autor publique sua obra e a coloque à venda na loja virtual. As
inscrições estão abertas a partir de hoje através do site
www.brasilemprosa.com.br.
Os
textos deverão ser inéditos, escritos em português, de autoria exclusiva do
participante (não serão aceitos contos em co-autoria) e não poderão ultrapassar
os 6 mil caracteres, incluindo os espaços. O prazo de inscrição termina em 31
de julho. Cada escritor pode inscrever quantos contos quiser, mas apenas um
poderá ser premiado.
—
Ao mesmo tempo em que estimula a literatura e funciona como vitrine de novos
talentos, o concurso Brasil em Prosa é uma forma de divulgar o DNA digital do
GLOBO para todo o país. O concurso surgiu como fruto de um desejo de ambas
empresas em fomentar o consumo de obras digitais através de novos autores
independentes brasileiros — afirma Melissa Beltrão, gerente-geral de Negócios
do GLOBO.
Ao
entrar no site, o autor deve seguir as instruções para publicar a obra através
da KDP. No campo “palavras-chave” é necessário colocar #brasilemprosa. É
através dessa hashtag que a Amazon identificará que o conto está participando
do concurso. O preço máximo do título colocado à venda deve ser R$ 5,99. O
serviço de atendimento da empresa, que auxilia os usuários da plataforma de
autopublicação, também vai tirar dúvidas de quem quiser participar do concurso.
Natalia Montuori, gerente da KDP no Brasil, explica que as obras publicadas
entram no ar em 48 horas e ficam disponíveis para leitores de todo o mundo.
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