terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Dicas de como aprimorar a escrita por Stephen King - "Sobre a Escrita"

Olá, pessoal!

Recentemente finalizei a leitura do livro Sobre a Escrita – Stephen King. O livro traz dicas muito interessantes sobre o ofício. O autor, de forma cativante e objetiva, traz informações valiosas, principalmente aos aspirantes a escritor. Não há nenhuma fórmula mágica sobre como se tornar um escritor de sucesso, mas o livro lança uma luz aos que (como eu) buscam aprimorar a escrita. Gostei muito! Tanto, que decidi compartilhar com vocês, de forma sintetizada, os principais “conselhos do mestre King”. 




Sobre a Escrita
By Stephen King


- Fórmula: SEGUNDA VERSÃO = PRIMEIRA VERSÃO – 10%

- A escrita é o pensamento refinado. Refine seu pensamento o máximo que você puder. Refinar é simplificar.

- Lembre-se: escrever é seduzir.

- Evite a voz passiva, ela deixa tudo muito impessoal. Observe os exemplos: “A porta foi fechada”  /  “Ele fechou a porta”.

- Evite os advérbios, eles são uma PRAGA. Analisemos a frase: “Peter encarou a mulher, FRIAMENTE’. Perceba que se você precisou utilizar o advérbio “FRIAMENTE”, é porque não fez o seu trabalho direito. A condição anterior do texto já deveria de algum modo ter mostrado isso (que o olhar de Peter seria frio). Evite os advérbios também nos verbos “discendis”, exemplo: “Disse ele, calmamente”/ “Vociferou, Paul”. A prosa deve deixar isso bem claro anteriormente.

- Pare ter uma boa escrita é fundamental que você domine os fundamentos básicos: vocabulário, gramática e estilo.

Nunca se apaixone por nenhuma palavra em especial. Caso isso aconteça, você tende a repeti-la indiscriminadamente no texto.

- No seu livro, coloque pelo menos um personagem em “situação difícil” e veja como ele se sai.

- Personagens rasos não cativam o leitor.

- Fuja das descrições detalhadas. Encontre um meio termo. Deixe que o leitor faça a parte dele. Um livro onde o autor se encarrega de tudo é, no mínimo, chato. Veja os exemplos: em vez de: “Ela tinha olhos azuis que denotavam certa melancolia”, prefira: “Lea tinha olhos tristes”.

- Lembre-se: a descrição começa na cabeça do autor e termina na cabeça do leitor.

- Regra de uma boa ficção: nunca diga algo que você pode, em vez disso, mostrar. Apenas mostre o caminho e permita que o leitor faça as escolhas.

- Seja sincero nos diálogos. Às vezes “merda” soa melhor que “coco”. Observe as pessoas, como elas conversam. Os diálogos devem chegar o mais próximo do real possível. Procure analisar o perfil do personagem para ver como ele fala, ou seja, suas características: se é culto, ignorante, se mora numa cidade grande, no interior, etc.

- Não tenha vergonha do que você escreve. Você não está escrevendo para a “Legião da Decência do Circulo de Leitura das Senhoras Cristãs”.

- Quando escrevemos, a câmera está em nós. Devemos apenas mostrar ao leitor qual caminho seguir, só isso.

- Na frase, deixe o mais importante por último. Exemplo: 1) – “John o matou com uma faca”. 2) – “Com uma faca, John o matou”.

- Na ordem das coisas: utilize sempre frases sínteses seguidas de frases descritivas.

- No pano de fundo, atenha-se ao que é de fato interessante. Não descreva coisas que só são importantes para você. Panos de fundo muito extensos entediam o leitor, fazendo-o abandonar o livro.


- Criticas: todas as criticas devem ser sempre levadas em consideração, mas dê atenção especial às criticas fundamentadas: sobre a linguagem usada ou do sentido narrativo do texto.


quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Twenty Bucks - A tribute to Bukowski - Max Moreno

Hello everyone!

Twenty Bucks - A tribute to Bukowski é o meu novo conto na Amazon Kindle. No Brasil o conto (Vinte Pratas) foi publicado originalmente pela editora Os Dez Melhores, como parte do coletivo Big Buka. 


Charles Bukowski was a prolific underground writer who used his his poetry and prose to depict the depravity of urban life and the downtrodden in American society. A cult hero, Bukowski relied on experience, emotion, and imagination in his work, using direct language and violent and sexual imagery. While some critics found his style offensive, others claimed that Bukowski satirized the machismo attitude through his routine use of sex, alcohol abuse, and violence.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

A Outra Sombra - Max Moreno por R$ 1,99 na Amazon

Pois é, pessoal!

Hou hou hou... O “Bom Velhinho” deu as caras por aqui também!
Até o dia 25/12/15 você poder ter o livro A Outra Sombra (versão Kindle) por apenas 1,99. É a sua chance de conhecer uma história que pode mudar a sua forma de encarar as pessoas.

Abraço!

http://www.amazon.com.br/Outra-Sombra-Max-Moreno-ebook/dp/B008HW9B9Y/ref=sr_1_1?s=digital-text&ie=UTF8&qid=1450705905&sr=1-1&keywords=a+outra+sombra



sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

December Flower by Max Moreno no Goodreads

Olá, pessoal!

O meu conto December Flowers (As Flores de Dezembro) já está no Goodreads. Dá uma conferida lá!

O conto traz a história de um homem marcado pela falta de perspectiva e de esperança.  Vivendo à margem da sociedade, ele acredita que o mundo do crime é a sua única alternativa. Após furtar (ou pelo menos tentar) uma casa de uma família de classe média num bairro nobre da cidade, ele se surpreende diante do que encontra lá, e fica frente a frente com os seus maiores medos e angústias.



December Flower é um conto para ser lido de uma única vez, pois nos traz um momento de reflexão sobre as consequências das nossas escolhas.  O conto foi publicado originalmente em Inglês.