segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Novo livro de Stephen King (The Outsider) tem capa revelada

The Outsider será lançado no dia 22 de maio de 2018 nos Estados Unidos. A obra terá 576 páginas e internacionalmente será lançada pela editora Scribner. Ainda não há título ou janela de lançamento para o título no Brasil.



Sinopse:

Um crime indescritível. Uma investigação confusa. O cadáver de um menino de onze anos é encontrado no parque de uma cidade. Testemunhas oculares e impressões digitais apontam, inequivocamente, para um dos cidadãos mais populares de Flint City. O suspeito é Terry Maitland, treinador de beisebol, professor de inglês, marido e pai de duas garotas. O detetive Ralph Anderson, cujo filho Maitland já treinou, ordena uma prisão rápida e pública. Maitland recebe um álibi, mas Anderson e o advogado do distrito logo adicionam provas de DNA para acompanhar as impressões digitais e as testemunhas. O seu caso parece um pouco mais intrincado do que o imaginado.


quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

ABERST - Associação Brasileira de Escritores de Romance Policial, Suspense e Terror

Idealizada por Cláudia Lemes, Aberst tem como objetivo unir escritores dos gêneros e divulgar seus trabalhos. Inscrições para associados estão abertas.



Populares ao redor do mundo, as associações de romances de gênero surgiram para fazer com que suas histórias tivessem mais reconhecimento e uma maior valorização. Por aqui, acaba de nascer uma: a Associação Brasileira de Escritores de Romance Policial, Suspense e Terror (Aberst). Idealizada pela escritora Cláudia Lemes, a associação foi criada com o objetivo de unir escritores dos gêneros, fortalecê-los dentro do cenário literário atual, promover eventos de interação entre escritores, publishers, blogueiros e leitores, divulgar obras e novidades e criar uma premiação anual das melhores obras policiais, de suspense e terror do ano. 

Eleitos por um grupo de aproximadamente 60 autores, o Conselho da Aberst é formado por seis pessoas, entre elas a fundadora como presidente. Tito Prates (embaixador da Agatha Christie no Brasil e escritor), Fábio Fernandes (tradutor de obras icônicas de Ficção Científica e escritor) e Vítor Abdala (escritor de terror e membro da Horror Writers Association) são os conselheiros; Mário Bentes (Publisher da Lendari) é o secretário e Jhefferson Passos (escritor de terror), o tesoureiro. 

Além disso, a associação já conta com Associados Honorários como o escritor Raphael Montes, os editores Pedro Almeida e Alessandra Ruiz e o escritor de terror Rubens Francisco Lucchetti.

Ao PublishNews, Pedro, que é também colunista do PublishNews, ressaltou a importância da associação e a mudança que o gênero sofreu nos últimos anos: “nos romances policiais mais resenhados até os anos 2000, havia menos ação e personagens mais filosóficos, bonachões, quando o bom do gênero está na ação, na agilidade e na arquitetura do mistério. Enfim, foi a época em que se vendeu o que a elite cultural quis consumir. Mas agora há espaço para o livro em que o conteúdo volta a ser mais importante que a forma. Uma retomada dos princípios do gênero, seja como Agatha Christie, Bram Stoker, G K Chesterton e Allan Poe”.

Os associados, que podem ser escritores publicados e independentes, editores, capistas, revisores, blogueiros, youtubers e qualquer pessoa envolvida com literatura, terão acesso a uma rede de apoio, com o intuito de divulgar seus livros e lançamentos. 

Outra vantagem é que esses associados também poderão participar do programa de resenhas da ABERST, que conta com mais de 25 blogs e canais literários que resenharão as obras dos autores associados e terão seus trabalhos e biografias divulgados no site oficial da associação (ainda em construção), e serão convidados para participar de eventos.


Para ajudar na profissionalização de novos autores, a associação também oferecerá cursos e oficinas de escrita com descontos consideráveis para seus associados, que também serão isentos de taxas de inscrição para a participação da Premiação Anual Aberst de literatura, com sua primeira edição prevista para outubro deste ano. Com as inscrições para associados abertas há pouco mais de um mês, a Aberst já conta com 50 deles e pretende ainda fechar parcerias com editoras para facilitar o ingresso de seus autores associados ao mercado, oferecendo sua rede de divulgação em troca.

Para se inscrever clique AQUI e preencha a ficha de adesão.


terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Presidente tentou barrar o lançamento do livro

Na última segunda-feira (8), John Sargent, CEO da Macmillan, enviou um memorando aos funcionários da empresa nos EUA informando que recebeu uma demanda do presidente Donald Trump pedindo a “imediata suspensão de qualquer publicação, lançamento e distribuição” do livro Fire and Fury, escrito pelo jornalista Michael Wolff e publicado nos EUA pela Henry Holt, editora do grupo.

O livro conta os bastidores da Casa Branca sob o governo de Donald Trump. No memorando ao qual o PublishNews teve acesso, Sargent diz que o presidente tem todo o direito de chamar de falsas as notícias e de blasfemar contra a mídia. “Não é convencional, mas não é inconstitucional”, diz o documento. “No entanto, pedir que suspenda e desista de uma publicação – um claro esforço do presidente dos EUA em intimidar um editor para que ele interrompa a publicação de um livro importante sobre o funcionamento do governo – é uma tentativa de alcançar aquilo que é chamado de restrição prévia. Isso é algo que nenhuma corte americana ordenaria, já que é um flagrante inconstitucional”, diz Sargent no comunicado. “Não podemos ficar calados. Precisamos responder fortemente não só por Michael Wolff e o seu livro, mas por todos os autores e todos os livros, de agora e do futuro. E, como cidadãos, devemos exigir que o presidente entenda e respeite a Primeira Emenda da Constituição Americana”, conclui Sargent.

A Primeira Emenda diz respeito aos direitos fundamentais do cidadão norte-americano e impede, entre outras coisas, a limitação da liberdade de expressão e de imprensa no País. O livro deverá chegar ao Brasil em março, pela Objetiva.



quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Esqueça a inspiração e talento


Escritor não tem estilo. Quem tem estilo é o personagem.

– A partir dessa constatação podemos iniciar um longo caminho em busca da Pulsação Narrativa – processo de criação ficcional considerando em primeiro lugar que escrever é descobrir e trabalhar a voz narrativa que existe em cada um de nós. Alguns com talento, outros nem tanto – isso é outra coisa. Engenho e arte surgem com disciplina. Com brilho ou sem brilho, a estrada é difícil. Diferente para cada um. O talento, caso exista, se revela pelo trabalho. Esforço e empenho. Exercício permanente. Continuado. A técnica se adquire com um constante exercício de paciência. Escrevemos todos os dias, sem descanso, sem pausa, sem pouso. Sempre. Errando e fracassando. Movidos, no entanto, por um empenho extraordinário. Escritores erram e fracassam muito. O melhor amigo do escritor é a cesta do lixo, já disse Moacy r Scliar. No entanto, o erro e o fracasso devem funcionar como incentivo. O ato de escrever precisa se tornar algo essencial nas nossas vidas.


(Os Segredos da Ficção – Raimundo Carrero)

quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

NYT divulga lista das melhores capas de 2017

‘Fim’ de Fernanda Torres está entre os escolhidos


O jornal norte-americano The New York Times divulgou sua lista com as 12 melhores capas de livros de 2017 e dentre os escolhidos está a obra Fim, de Fernanda Torres. Publicado no Brasil pela Companhia das Letras e na Terra do Tio Sam pela Restless Books, o livro teve a capa produzida pela Strick&Williams, de Charlote Strick e Claire Williams Martinez.

Outro livro originalmente escrito em português a figurar na lista é O livro do desassossego (New Directions), de Fernando Pessoa. O volume teve a capa produzida por Peter Mendelsund.


Também figuram a lista: O manifesto comunista, de Karl Marx e Friedrich Engels; Made for love, de Alissa Nutting, The separation, de Katie Kitamura e Why? Explaining the Holocaust, de Peter Hayes. A lista completa você confere clicando aqui

Fonte: PublishNews