Decálogo
por Nelson de Oliveira
1.
Ler muito. Ler de tudo. Ler sem preconceito. Os prosadores devem ler bons
poemas. Os poetas devem ler boa prosa. Digo isso porque tenho notado que a
maioria dos prosadores não aprecia a arte poética, assim como a maioria dos
poetas não aprecia a arte da prosa. Isso não é sinal de inteligência. O
escritor iniciante também precisa cultivar o gosto pela reflexão teórica.
Livros de filosofia, de crítica e de história da literatura precisam freqüentar
sua mesa de trabalho.
2.
Ler muito. Ler de tudo. Ler sem preconceito. Ler o passado e o presente, o
cânone e a atualidade. Digo isso porque tenho notado que metade dos escritores
iniciantes aprecia somente a literatura contemporânea, enquanto a outra metade
aprecia somente os clássicos. Isso não é sinal de inteligência. O passado e o
presente precisam estar em perpétuo diálogo.
3.
Ler muito. Ler de tudo. Ler sem preconceito. Ler os brasileiros e os
estrangeiros, os daqui e os de lá. Digo isso porque tenho notado que metade dos
escritores iniciantes aprecia somente a literatura brasileira, enquanto a outra
metade aprecia somente os estrangeiros. Isso não é sinal de inteligência.
Certo, eu confesso: eu pertenço ao primeiro time, esse mandamento vale pra mim.
Aprecio muito mais a prosa e a lírica brasileiras do que a prosa e a lírica
estrangeiras. Por isso tenho me obrigado, ao menos profissionalmente, a estar
sempre em contato com os de lá. Minha tese de doutorado foi sobre a lírica
portuguesa contemporânea.
4.
Ler muito. Ler de tudo. Ler sem preconceito. Ler desconfiando do que está
lendo, ler desconfiando do autor, do editor, do livreiro. Desconfie dos livros
de sua predileção, desconfie mais ainda dos autores de sua predileção. Livros e
autores, ame-os intensamente, sim, mas jamais se entregue à idolatria cega,
pois os escritores são mestres na arte da sedução e do engano.
5.
Ver muito. Ver de tudo. Ver sem preconceito. Cinema, dança, artes plásticas,
teatro, seriados de tevê. Ouvir muito. Ouvir de tudo. Ouvir sem preconceito. Música
erudita e popular, clássica e contemporânea. Ler muito. Ler de tudo. Ler sem
preconceito. Quadrinhos, quadrinhos, quadrinhos. Jogar muito. Jogar de tudo.
Jogar sem preconceito. Videogame, RPG, cosplay.
6.
A literatura é antes de tudo linguagem. Linguagem articulada com sensibilidade
e talento. Linguagem estética, subjetiva, conotativa, que ultrapassa a
linguagem ordinária, objetiva, denotativa. O escritor não deve procurar com
avidez o mínimo denominador comum: apenas a linguagem que é acessível à maioria
das pessoas. Quem faz isso são os autores de best-sellers, simples contadores
de histórias, simples versejadores, não os verdadeiros escritores.
7.
Evite o estereótipo, fuja do clichê, corra do chavão, não marque encontro com o
lugar-comum. O critério originalidade não é exclusivo apenas do desfile das
escolas de samba, ele ainda faz sentido também na atividade literária.
8.
Bons sentimentos não fazem boa literatura. Afaste-se do tratamento edificante,
repleto de boas intenções. A sociedade está cheia de defeitos, porém a melhor
forma de propor soluções não é produzir literatura doutrinária, militante,
moralista.
9.
A função da boa literatura não é entreter e deleitar, mas inquietar e provocar
o leitor. Se a narrativa e o poema passam o tempo todo adulando o leitor,
dando-lhe somente o que ele deseja, evitando constrangê-lo ou contrariá-lo,
essa narrativa e esse poema são péssimas peças literárias.
10.
Prosadores, evitem as formas consagradas, evitem o conto e o romance realista,
inventem sua própria forma, a teoria do efeito único e concentrado (Poe e
Tchekov) e a do iceberg (Hemingway e Piglia) pertencem ao passado glorioso.
Poetas, evitem as formas clássicas, evitem o verso de medida fixa, inventem sua
própria métrica, fujam da rima, o poema regularmente metrificado e rimado
pertence ao passado glorioso.
Sobre o autor:
Nelson de Oliveira é doutor em
Letras pela Universidade de São Paulo (USP) e autor de livros como Naquela Época Tínhamos um Gato,Subsolo Infinito e A Maldição do Macho,
e organizador de duas antologias de contos Geração 90:Manuscritos de
Computador (2001) e Geração 90: Os Transgressores (2003),
além de autor da coletânea A Oficina do Escritor: sobre
Ler, Escrever e Publicar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário