Com mais de um milhão de seguidores no
Facebook, 176 mil no Twitter e 200 mil no Google+, a "Dilma Bolada",
personagem fictício baseado na presidenta Dilma Rousseff, se tornou um fenômeno
na web que já foi notícia em mais de 150 veículos de comunicação e venceu, por
duas vezes, o Shorty Awards, um dos maiores prêmios para mídias sociais do
mundo como "Melhor perfil fake (falso)" e "Melhor Uso das Redes
Socias".
A ideia pode ser transformada em livro,
segundo o criador Jeferson Monteiro, 23 anos, afirmou ao Portal EBC durante
evento de tecnologia, em São Paulo. A obra abordaria os quatro anos de governo
da presidenta sob a ótica do personagem, característico pelos conteúdos e
línguagens carregados de humor. O criador da "Dilma Bolada" fez uma
palestra neste sábado (02), para falar sobre a criação do personagem e do seu
trabalho nas redes sociais.
Estudante de publicidade, ele atualmente
se dedica integralmente à "Dilma Bolada", que mistura a realidade com
a ficção. "Como ela é moldada em uma pessoa que realmente existe, que está
presente na realidade das pessoas, acaba tendo uma identificação muito
forte", acredita.
"Apesar da 'Dilma Bolada' não ser a
Dilma, ela se tornou uma figura pública, mesmo que fictícia. É uma linha tênue
entre o real e o imaginário que eu preciso sustentar", comenta. As
postagens, com linguagem própria da personagem, criaram, no decorrer do tempo,
características como as hashtags "Rainha do Povo", "Diva das
Nações" e "Soberana nas Américas". "Elas funcionam como
sintetizadoras das ideias", explica Jeferson.
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