sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Exposição Genesis – Sebastião Salgado


Desde o dia 05 de novembro, 245 fotografias de Sebastião Salgado estão no Sesc Belenzinho, em São Paulo, na exposição "Genesis", onde fica em cartaz até 1º de dezembro. Com curadoria de sua esposa, Lélia Wanick Salgado, a mostra estreou em Londres no mês de abril e já esteve em cartaz no Jardim Botânico do Rio, de maio a agosto.


Montanhas, desertos, animais beirando a extinção, florestas e tribos foram retratadas pelo fotógrafo entre 2004 e 2011 em diversos locais do mundo. Cada viagem levou cerca de dois anos de planejamento, segundo Sebastião Salgado.

"Genesis, para mim, fecha um ciclo de histórias. Eu só aprendi o que aprendi para fazer Genesis no fim", afirmou o fotógrafo que, anteriormente, mergulhou em projetos de longa duração sobre trabalhadores e sobre populações de exilados.


Para o casal, a exposição é uma extensão de um projeto de preservação do planeta. "A gente precisa aprender a respeitar e viver de uma forma mais doce. A nossa espécie tomou o planeta como se fosse só dela, como se as outras espécies fossem suas escravas", argumenta Sebastião.


Divididas em cinco seções, a mostra possui no Sesc Belenzinho, assim como no Rio, uma parte ao ar livre e outra em ambiente fechado.

Com a ajuda de barcos, aviões de pequeno porte e canoas, a série teve início nas Ilhas de Galápagos, local que, junto da Nova Guiné e irian Jaya, deu origem à seção "Santuários" da mostra.



Um comentário:

  1. Oi adorei... muito obrigado...me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços.

    ResponderExcluir