sexta-feira, 19 de julho de 2013

Promoção Escrev'Arte sorteio dia 27/07


Fala aí galera!

O sorteio do livro no blog Escrev'Arte rola no dia 27/07
Ainda dá tempo de participar... Boa sorte!
;)

A Outra Sombra - Max Moreno
Resenha:
Por Nadja Moreno

"O livro inicia com a narrativa do acidente de Vinicius e em poucas páginas o autor descreve tanto o acidente quanto os acontecimentos assustadores que Vinicius tem de encarar em seguida. A narrativa já começa fluída e de fácil entendimento, já gerando pontos de interrogação no leitor que faz com que a gente não queira parar de ler.


Daí em diante o enredo conta fatos, apresenta personagens, faz viagens ao passado que, a princípio, não vi ligação com Vinicius e fiquei me perguntando onde é que este garoto foi parar!?! São várias páginas sem que ele sequer seja citado, daí aparece muito rapidamente em um desenrolar e novamente some. Outros acontecimentos são narrados e mais uma vez Vinicius reaparece. Aos poucos, percebo a maestria do autor em enlaçar tudo com a presença singular do protagonista. Há uma certa "poesia" que liga Vinicius a cada uma das passagens e a sensação de que o garoto tinha sido esquecido na trama passou. Ele surge sempre em momentos cruciais e nos encanta com seu jeito.


O livro em alguns momentos me fez sentir angustia e chorar... Tem um garoto em um hospital que até agora não me saiu da cabeça. Em outros, me fez parar de ler e fitar o nada, pensando em como a morte chega de forma diferente para cada um, assim como é diferente em cada pessoa os anos, meses, dias ou horas que a precedem. Dá vontade de mudar algumas coisas e tentar dar uma "ajeitada" nisso.


Max descreve e apresenta cada personagem que vai passando pela estória de Vinicius de uma forma encantadora. Não usa muitas palavras, mas nos faz conhecer intimamente o coração e desejos de cada um. Me fez me apaixonar por alguns, e sentir um desejo atroz de entrar no livro e esbofetear outros. Tem um jeito interessante de narrar, alternando o presente com relatos do passado de uma forma muito clara que não nos deixa perdidos. Seu enredo é bastante simples de entender.


Desde o início da narrativa uma pergunta ficou no ar, e, ainda bem, o assunto foi retomado no final do livro e fechou o assunto. Inclusive o livro tem mesmo este ar de círculo, de continuidade, de começo, meio e fim que volta a se ligar ao início. Quando acabei, resisti à tentação de reabrir a primeira página, não para começar a ler novamente, mas simplesmente para continuar a leitura.


O final. Bem, o final é inquietante. Absolutamente inquietante. 

Max, haverá continuação??? ;)

A narrativa alterna entre primeira e terceira pessoa, o que torna o livro dinâmico, e não encontrei erros, embora creia que possa ter deixado algum passar devido ao envolvimento que o livro me causou. Só senti falta das páginas amareladas, mas a falta pode ser somente um capricho do meu vício. :)

Em suma, indico definitivamente!"


3 comentários:

  1. Eu realmente tenho vontade de ler, porque depois que li a sinopse, fiquei com um gostinho de quero mais... E agora com essa resenha, me ponho desejando ainda mais esse livro!
    Beijinhos,
    http://marcaprovisoria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Thamires ;)

    Obrigado pela visita e pelo comentário!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Olá linda, tudo bem?
    Vi que vc deixou um comentario em meu skoob e resolvi vim aqui conhecer o seu cantinho. Já estou te seguindo e vou voltar mais vezes aqui para te visitar tá? Adorei aqui.
    Espero que possa me visitar sempre também.
    E se puder, me segue e curte minha fanpage que sempre tem novidades.

    beijinhos

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir