segunda-feira, 15 de julho de 2013

Romance Policial de JK Rowling?!

Livro escrito secretamente por JK Rowling sobe para o primeiro lugar de vendas depois que ela foi desmascarada como a autora.

Rowling, criadora de Harry Potter, tinha assinado o suspense Cuckoo's Calling sob o pseudônimo de Robert Galbraith.
 
Foram apenas algumas poucas horas entre J.K. Rowling, que assinou a bem-sucedida série Harry Potter, ser desmascarada como a autora do suspense Cuckoo’s Calling e o livro disparar para o primeiro lugar de vendas. A obra, publicada em abril sob o pseudônimo Robert Galbraith, angariou diversos elogios da crítica, que ficou especialmente surpresa com a qualidade do texto de um autor de primeira viagem, um ex-militar, segundo a biografia falsa oferecida pela editora.
Em compensação, o livro não tinha vendido quase nada, estava na posição 166.836 de vendas da Amazon britânica e norte-americana. Mesmo com todo o elogio da crítica, pouco mais de 1500 cópias tinham sido comercializadas. Isso dá menos de 1% das vendas da primeira semana de Morte Súbita, o primeiro livro que Rowling publicou – usando o próprio nome, neste caso – depois do fim de Harry Potter.
Isso até o jornal Sunday Times receber uma dica anônima, investigar a história e descobrir que, na verdade, a autora do livro era a premiada Rowling. Em poucas horas, Cuckoo’s Calling era líder de vendas da empresa gigante do comércio online.

Quando a notícia saiu, Rowling divulgou um comunicado: "Eu tinha esperanças de manter o segredo por mais algum tempo, porque ser Robert Galbraith foi uma experiência muito libertadora. Foi maravilhoso publicar algo sem o hype ou expectativas e foi um prazer enorme receber feedback de editoras e leitores sob um nome diferente”. Rowling ainda agradeceu a equipe que trabalhou no livro e os críticos que o elogiaram mesmo sem saber a verdadeira identidade do autor.


Sobre o livro:
The Cuckoo's Calling conta a história de um veterano da guerra que se torna um detetive particular. Ele é chamado para investigar a morte de uma modelo. "Galbraith" pretende continuar com a série de livros e um novo título já está previsto para o meio do ano que vem.

2 comentários:

  1. Nossa, muito legal este post. Realmente não sabia desse detalhe sobre o livro. De fato não teria me interessado tanto assim por ele se não soubesse quem o escreveu. Fica claro aqui que a intenção da Rowling era ver se as pessoas aprovariam sua história que é totalmente diferente de Harry Potter. A notícia boa é que a crítica foi unanime ao admitir que o livro era ótimo e Rowling pode se mostrar sem medo de ser hostilizada. Talento é pata poucos!

    http://conformealetra.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lucilene...
    Obrigado pelo comentário.
    Concordo com você sobre o talento, mas nesse caso percebo também que o peso do nome foi o "ponto chave" para que as vendas do livro disparassem, pois, embora a crítica já houvesse sido unanime sobre a qualidade literária da obra, o autor Robert Galbraith (pseudônimo usado por JK) só havia conseguido vender míseros 1.500 exemplares.
    Isso prova que no mercado literário, às vezes, o talento não é o suficiente, é preciso ter "nome".

    ResponderExcluir