domingo, 8 de março de 2015

Todas as maneiras de publicar o seu livro

Bem, antes de falar de editora, a primeira coisa que você deve saber é que nunca, em hipótese alguma, você deve enviar seu original SEM REVISÃO para uma editora. Originais mal revisados e com erros básicos de Português não são nem lidos. É algo irritante para qualquer editor. Você vai ter SIM que gastar uma grana com um REVISOR PROFISSIONAL antes de sair enviando o seu original por aí.


Agora que isso já ficou bem claro, vamos às editoras. Na verdade existem várias maneiras de você ter o seu livro publicado no Brasil. Vou listar a seguir algumas das maneiras mais utilizadas atualmente.

 1 - PUBLICAÇÃO POR UMA EDITORA “TRADICIONAL”, ou seja, aquela em que você não paga para publicar. Refiro-me às editoras GRANDES: Rocco; Planeta; Objetiva; Record, etc.

VANTAGENS: se tiver a SORTE de ter um original aprovado por uma dessas editoras, você terá todo o trabalho editorial (de primeira linha) feito pela editora que, além do prestígio, lhe oferecerá todos os serviços pertinentes à publicação, criação de capa, divulgação e comercialização do seu livro.

DESVANTAGENS: Essas editoras raramente aprovam originais de autores iniciantes, principalmente brasileiros, pois não dão credibilidade a esses autores, uma vez que obter lucro com um autor iniciante é muito difícil.

2 – PUBLICAÇÃO POR UMA EDITORA COMERCIAL – Também conhecida como autopublicação, onde você paga (geralmente um valor alto) para a publicação da sua obra. Mediante tal pagamento, a editora oferece todos os trabalhos que uma editora tradicional ofereceria. Algumas editoras grandes já aderiram à essa modalidade.

VANTAGENS: Você terá o prestígio de ter o seu livro publicado por uma editora famosa.

DESVANTAGENS:  Terá de desembolsar no mínimo 5.000,00 (cinco mil reais) para ter a sua obra publicada, além de correr o risco de não recuperar o dinheiro investido, afinal, você ainda é um autor desconhecido.

3 – PUBLICAÇÃO POR EMPRESAS QUE SE DISFARÇAM DE EDITORAS:  São “editoras” que publicam sem cobrar nada do autor. Oferecem a confecção de capa e evento de lançamento do livro. Aí você deve estar se perguntando, se elas não cobram nada do autor, e são editoras pequenas, então como sobrevivem???? Boa pergunta, meu amigo... É simples, esse tipo de editora visa o lucro “em cima do autor”, ou seja, não estão nem um pouco preocupada se o seu livro é bom ou não, se é viável comercialmente ou não, pois sobrevivem vendendo os exemplares dos livros para os próprios autores, aí está o segredo. Massageiam o ego do autor (que se sentirá um grande escritor por ter o seu livro “publicado”). Na verdade o livro é impresso de acordo com os pedidos do autor.  Obs. Eu já caí nessa!

VANTAGEM: Massagem no ego com noite de lançamento, autógrafos, bla bla bla...

DESVANTAGEM: Seu livro fica com os direitos retidos nessa “editora” por pelo menos dois anos, pois eles fazem você assinar um contrato cedendo os direitos da obra por esse período. Não há divulgação do livro, não há comercialização em livrarias físicas e não há interesse nenhum no autor (exceto pela compra dos exemplares)

4 – PUBLICAÇÃO EM EDITORAS ONLINE: Esse tipo de editora também visa o lucro na venda de exemplares para o próprio autor. Exemplo: Bookess, Clube de Autores, Ag Book, etc.

VANTAGENS: Você terá o seu livro impresso (com certa qualidade) para mostrá-lo para sua mãe, seu pai, os vizinhos, os amigos de trabalho, enfim, VOCÊ VAI SE SENTIR UM ESCRITOR.

DESVANTAGENS:  Blogs e sites especializados em literatura “torcem” o nariz para livros com publicações online, pois esses, nem sempre apresentam qualidade literária. Em alguns casos (talvez a maioria) são obras sem revisão, ou seja, com erros gritantes de Português, seja na gramática, ortografia, coesão do texto, etc...

5 – GRÁFICAS QUE SE APRESENTAM COMO EDITORAS: São empresas gráficas que apresentam um pacote para que você possa ter o seu livro impresso com certa qualidade.

VANTAGENS: É  você quem decide qual o melhor pacote de impressão, quantas unidades (exemplares) precisa. Algumas gráficas oferecem pacotes com preços acessíveis e boa qualidade. Assim, você poderá também “tirar onda de escritor”.

DESVANTAGENS:  Um gráfica só vai imprimir o seu livro. Todo o trabalho de divulgação e comercialização do seu livro é uma tarefa exclusivamente SUA.


Portanto, escolha a alternativa que mais lhe for conveniente e BOA SORTE!




3 comentários:

  1. Boa noite, você poderia me dizer qual foi a editora com quem publicou?

    ResponderExcluir
  2. pois estou entrando em contato com alumas editoras para publicar meu livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Irmandade Cipriano.
      Não penso que seja ético revelar o nome da "Editora". Entretanto posso te dar uma dica para que você não caia nessa.
      Um dos pontos que você deve considerar é o tempo que a editora vai levar para avaliar o seu original. Desconfie de editoras que avaliam o seu original em poucos dias. Pense bem, considerando a quantidade de originais que uma editora recebe diariamente, seria impossível alguém ler e avaliar o seu original em menos de 60 dias (no mínimo).

      É isso!... Abraço!

      Excluir