quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Fernanda Torres, Adélia Prado, Gregorio Duvivier e Rubem Fonseca estão entre os finalistas do Jabuti

Primeira fase da 56º edição do prêmio da Câmara Brasileira do Livro apresenta dez classificados em cada uma das 27 categorias


Um embate entre autores populares e estreantes contra medalhões é o que promete a final de 2014 do mais célebre prêmio de literatura brasileira, o Jabuti. Entre os finalistas e candidatos em potencial ao prêmio de livro do ano de ficção estão “Fim” (Cia das Letras), romance de estreia de Fernanda Torres, “Ligue os pontos – Poemas de amor e big bang”, livro de poesia do também autor e ator Gregorio Duvivier (Cia das Letras), e “Nu, de botas” (Cia das Letras), representante na categoria contos e crônicas de Antonio Prata, um dos escritores de maior sucesso e repercussão na internet.

A atriz e escritora tem como concorrentes na mais nobre categoria do prêmio da Câmara Brasileira do Livro nomes consolidados no cenário da literatura contemporânea brasileira como Bernardo Carvalho, com “Reprodução” (Cia das Letras), Michel Laub, com “A maçã envenenada” (Cia das Letras) e Marcelino Freire, com “Nossos ossos” (Record). Já o integrante do coletivo de humor “Porta dos fundos” encara na categoria poesia competidores consagrados como Adélia Prado, com “Miserere” (Record), e Armando Freitas Filho, com “Dever” (Cia das Letras). Antonio Prata disputa a categoria contos e crônicas com o best-seller Rubem Fonseca, com “Amálgama” (Nova Fronteira) e o premiado Milton Hatoum, com “Um solitário à espreita” (Cia das Letras).

Os dez finalistas das 27 categorias do mais conhecido prêmio literário do Brasil foram divulgados na noite desta terça-feira, logo após a apuração e a auditoria dos resultados realizadas na sede da Câmara Brasileira do Livro em São Paulo. O júri, formado por especialistas de cada categoria, foi indicado pelo Conselho Curador do Prêmio, composto por Marisa Lajolo, Antonio Carlos Sartini, Frederico Barbosa, Luis Carlos Menezes e Márcia Ligia Guidin.

A segunda fase da premiação acontece em 16 de outubro, quando serão avaliadas todas as obras finalistas da primeira fase. As três obras que receberem a maior pontuação dos jurados serão consideradas vencedoras em sua categoria, em primeiro, segundo e terceiro lugares. Os vencedores em todas as categorias que compõem o prêmio receberão o troféu Jabuti e o valor de R$ 3,5 mil.

Já os vencedores do Livro do Ano – Ficção e Livro do Ano – não Ficção serão comtemplados, individualmente, com o prêmio de R$ 35 mil, além da estatueta dourada. Eles serão revelados em 18 de novembro, após a cerimônia de premiação que acontecerá no Auditório Ibirapuera.

Um comentário:

  1. Muito bom, Max, um bom post. Gostei. Seja muito bem-vindo, sorte, luz e literatura, sempre!

    ResponderExcluir