segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Governo da Inglaterra sugere que livrarias pareçam com cafeterias

Um espaço com cultura, tecnologia e café pode despertar interesse de mais pessoas. É o que indica relatório do Departamento de Cultura, Mídia e Esportes inglês


Unir livros e um bom capuccino é uma ideia bastante atrativa, que pode despertar cada vez mais o prazer pela leitura. Esta é também a proposta defendida pelo Departamento de Cultura, Mídia e Esportes do governo da Inglaterra, que publicou, recentemente, relatório com a seguinte indicação: “As bibliotecas locais deveriam se parecer mais com cafeterias”. Isso faria com que muitas pessoas desenvolvessem o gosto por frequentar esses espaços com tecnologia, café e cultura. 

Atualmente, em todo o mundo, as cafeterias tornaram-se pontos de encontro de pessoas das mais variadas idades, mas também é muito comum ver nesses ambientes reuniões de trabalho e até mesmo pessoas sozinhas que chegam para ler um pouco, acessar o wi-fi e, claro, degustar alguma delícia do cardápio. Ou seja, um lugar que oferece vários atrativos.
 
Em Salvador, existem dois exemplos que atestam que o projeto pode dar muito certo: um é a livraria Saraiva e outro, a Cultura. Ambas oferecem um espaço de cafeteria muito procurado por pessoas que não abrem mão da companhia de um bom livro, do acesso à internet com wi-fi gratuito, um papo com os amigos e um café quentinho. 

O relatório britânico mostra, ainda, que embora hoje, em plena era de gadgets, smartphones e tablets, as livrarias não são locais obsoletos, mas podem ganhar mais dinamismo. “Bibliotecas são mais do que livros, CDs e DVDs. Elas se tornaram um portal para uma vasta gama de materiais para educação, entretenimento e autoaperfeiçoamento”, revela o texto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário