quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Romance 'Stoner', de John Williams, chega ao Brasil


De repente, é como se membros de uma sociedade secreta começassem a vir a público. Ou como se “Stoner”, romance do americano John Williams (1922-1994) lançado agora no Brasil pela pequena editora Rádio Londres, tivesse sido amado em segredo — e só agora esse amor fosse revelado, levando-o às listas de best-seller de vários países europeus.

O último juiz de qualquer obra literária, o tempo, foi bondoso com o romance. Escrito em 1965, “Stoner” vendeu 2 mil cópias, recebeu uma resenha curta na revista “The New Yorker” — e desapareceu. Nem o fato de seu autor ganhar o National Book Awards em 1972, por “Augustus”, salvou sua obra do esquecimento. O obituário de Williams o qualificava apenas como “editor e professor de inglês”.

O sucesso mundial começou aos poucos, com um artigo do autor irlandês Colum McCann no jornal “The Guardian”, em 2006. A best-seller francesa Anna Gavalda se interessou e pediu para traduzir o livro, que saiu na França em 2011. O aval da escritora fez outros países se interessarem. A edição britânica, fora de catálogo desde 2003, ganhou uma reimpressão. E aí surgiram nomes de peso para elogiar a obra: Ian McEwan, Julian Barnes, Enrique Vila-Matas e até o ator Tom Hanks. Foi um fenômeno na Europa em 2013.

Fonte: O Globo (reportagem completa aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário