quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Editora erra e publica dois livros diferentes com o mesmo capítulo


Lançado este mês, o livro “Prazeres ilimitados”, de Fernando Muniz, causou estranhamento. Um de seus capítulos, intitulado “Dores góticas, volúpias privadas”, tem título e conteúdo exatamente igual a um capítulo de “Pecar e perdoar”, de Leandro Karnal, publicado em dezembro do ano passado. Ambos saíram pela mesma editora, a Nova Fronteira, com apenas dois meses de intervalo. O caso foi revelado pela rádio CBN. A repetição do texto nas obras foi explicada pela própria editora, em nota enviada na tarde desta terça-feira.

“Houve um erro na finalização da produção gráfica e o livro 'Pecar, Perdoar' foi impresso com um capítulo indevido”, esclareceu a assessoria da Nova Fronteira, trocando o título do livro de Karnal. “O problema já está sendo resolvido pela editora que trocará os livros sem custo nenhum para os leitores”. O e-mail para trocas é livros@ediouro.com. A editora não divulga o tamanho da tiragem, mas informou que 930 exemplares foram distribuídos às livrarias. Não se sabe quantos foram vendidos.

Por e-mail, o autor de “Pecar e perdoar” disse ao GLOBO que só notou o equívoco quando foi gravar o áudio do livro, este ano. Foi ele que alertou a editora sobre o erro.

— Meu capítulo foi enviado junto com o do Fernando: dois livros, mesmo assunto, capítulos com temas similares explicam o equívoco da editora — conta. — Há erro, mas não há má fé ou plágio. Será feita nova edição e já estão sendo recolhidos os exemplares equivocados. Todos que compraram o livro com o capítulo equivocado receberão um novo.

O escritor disse estar satisfeito com as providências e que lamenta apenas “o incômodo que atinge duas pessoas que trabalham há muito”.

— Já troquei correspondência com o Fernando Muniz e ele e também considera que não houve má fé — acrescenta. — Lamento pelos gastos da editora. Foi mais um imenso erro tipográfico do que qualquer outra coisa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário