terça-feira, 27 de agosto de 2013

Estreia - "Os Instrumentos Mortais-Cidade dos Ossos"



Com o fim da milionária franquia "Crepúsculo" em 2012, os estúdios correram para encontrar outra série juvenil fantástica para preencher o vazio. Depois do recente "Dezesseis Luas" (baseado nos livros de Kami Garcia e Margaret Stohl), chega agora aos cinemas "Os Instrumentos Mortais-Cidade dos Ossos", baseado na obra homônima da norte-americana Cassandra Clare.


O que todas essas histórias têm em comum? Além do incontestável sucesso editorial, centram-se em jovens que descobrem possuir um poder paranormal, ao mesmo tempo que se apaixonam por rapazes, cujo amor parece impossível (pelo menos nos primeiros livros). Embora o argumento pareça banal, as escritoras conseguem dar complexidade à fantasia, tornando tudo mais misterioso e movimentado.

Longe do drama vampiresco de Stephenie Meyer, as mais recentes autoras incrementam a ação, apesar do clima de romance. Em "Dezesseis Luas", bruxas (ou "conjuradoras", como preferem) e feiticeiros lutam pelo bem e o mal, enquanto Lena, a protagonista, enfrenta bullying na escola e declara seu amor à literatura ao lado do namorado. O capricho da produção nos cinemas ganhou maior brilho com as participações especiais de Emma Thompson, Jeremy Irons e Viola Davis.


Cassandra Clare segue um caminho semelhante e "Os Instrumentos Mortais-Cidade dos Ossos", dirigido por Harald Zwart (do novo "Karate Kid"), mantém a engenhosidade e o clima soturno do livro, acompanhando a transformação de Clary (Lily Collins, de "Espelho, Espelho Meu"). Em determinada noite, em uma boate de Nova York, ela testemunha um assassinato. Apesar do grito de horror, ninguém ao seu lado consegue enxergar o assassino ou a vítima, mesmo o seu melhor amigo, Simon (Robert Sheehan).



Um comentário:

  1. Eu ainda não li Instrumentos Mortais, uma amiga disse que não é la grande coisa, mas Dezesseis Luas eu apaixonei e estou lendo Dezessete Luas. Acho que mesmo depois que eu ler Instrumentos Mortais irei preferir Dezesseis Luas, me identifiquei muito com o livro. Tem magia, latim, seres sobrenaturais enfim...Preciso de tempo e dinheiro agora... rs

    ResponderExcluir