quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Maurício de Sousa e Ziraldo se unem em projeto de estímulo à leitura


Maurício de Sousa e Ziraldo, dois dos escritores e ilustradores de maior alcance com o público infantil, querem usar a internet para ampliar o número de leitores no país, por meio do método Kumon de aprendizagem.


Esse método de ensino foi criado na década de 1950, no Japão, pelo professor de matemática Toru Kumon, e estimula o aluno a gostar de aprender e a se sentir seguro no processo de aprendizagem. 

Ziraldo disse, em entrevista à Agência Brasil, que é preciso fazer algo diferente para que a leitura seja um hábito nacional.

Para o autor, o ser humano só fica pronto depois que sabe ler, escrever e contar (a história que leu). “Não adianta ter os cinco sentidos e ser analfabeto”, argumentou. Ziraldo que acredita que ler dá autonomia às pessoas.

 A ideia de lançar um método Kumon de leitura começou a ser alinhavada entre os dois ilustradores e consiste em usar suas personagens principais - a Mônica, de Maurício de Sousa, e o Menino Maluquinho, de Ziraldo – em um programa de televisão educativo.


4 comentários:

  1. Todo projeto que busque incentivar e melhorar o processo de alfabetização é extremamente válido. Melhor ainda utilizando personagens tão conhecidos e queridos por nós, coisa que sou suspeita para falar, pois foi com os gibis que comecei a adentrar o mundo da leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Fernanda.
      É preciso incentivar a leitura neste país. Creio que muitas pessoas começaram com os gibis, que ainda são um convite à fantasia e à literatura.

      Abraço!

      Excluir
  2. Excelente iniciativa. Eles são escritores renomados e com trabalhos de muita qualidade, com certeza terão êxito no projeto. A internet sem dúvida é um canal que pode ser bem aproveitado nesse sentido.

    Adorei a novidade!


    Abraços, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir