quinta-feira, 13 de março de 2014

Cinco dicas para gostar de ler


Não é segredo para ninguém que a maioria dos brasileiros não tem o hábito da leitura. Segundo dados revelados pela revista britânica "The Economist", 25% dos brasileiros maiores de 15 anos são analfabetos funcionais e somente 33% da população brasileira leem livros. Com estes dados, podemos concluir que estamos longe de ser um país de leitores vorazes.

Nem todo mundo nasce com o dom de escrever, mas qualquer pessoa pode se tornar um bom leitor. Mas como gostar de ler? Veja cinco sugestões:

1 - Comece pelo pequeno

Um livro com mais de quatrocentas páginas pode assustar até o mais valente dos homens. Dica: Fuja dos calhamaços. Opte por livros pequenos e com histórias simples. Leia pequenos contos. Na internet existem vários blogs de contos bem interessantes.

2 - Valorize seu gosto 

Esqueça tudo o que já disseram para você ler. Esqueça aqueles conselhos da professora de literatura. Se você não quer ler Machado de Assis, não leia. Ninguém é obrigado a ler Shakespeare. Não gosta de poesia? Então não leia. O que você gosta de ler? Que tipo de literatura lhe interessa?  O seu gosto é mais importante do qualquer critica literária. Não tenha vergonha de ler o que você gosta.

3 - Seja um leitor virtual

Muita gente não tem tempo de ir à biblioteca e muita gente não dispõe de condições financeiras para comprar livros. Com a internet, ficou fácil de obter bons livros de graça. Um exemplo é o site do Domínio Público. Neste site estão reunidas diversas obras que não possuem direitos autorais e podem ser baixadas legalmente. Entre no site e faça uma pesquisa para achar algum livro de seu interesse.

4 - Onde ler e quando ler

A leitura pode acontecer em qualquer lugar e em qualquer momento. Sempre deixe um pequeno livro em sua mochila ou bolsa. Quando estiver de bobeira, seja no ônibus, avião, fila do banco, ou mesmo no horário de descanso do trabalho, pegue seu livro e comece uma leitura de passa tempo.

5 - Autores para gostar de ler

O Brasil possui uma literatura muito rica, com diversos autores consagrados. Entre esses autores, existem aqueles mais acessíveis, de leitura fácil e sem compromisso. Veja 3 autores brasileiros que vão fazê-lo gostar de ler:

Fernando Sabino: O escritor é conhecido por sua prosa envolvente e descontraída. Com histórias objetivas e bem contadas, Sabino consegue prender o interesse do leitor até o desfecho.

Livros sugeridos 
O Homem Nu 
Encontro Marcado 

Luis Fernando Veríssimo:
 Um escritor que dispensa apresentações. Com suas histórias hilariantes, Veríssimo oferece uma leitura divertida para qualquer idade.

Livros sugeridos: 
Ed Mort e Outras Histórias 
O Analista de Bagé 

Leon Eliachar:
 Pense em um Woody Allen brasileiro - esse é Leon Eliachar. Apesar de pouco conhecido no cenário nacional de literatura, Eliachar escreveu ótimos livros de comédias. Seus textos sempre trazem uma visão sarcástica da vida, com muito humor ácido.

Livros sugeridos: 
O Homem Ao Quadrado 
A Mulher em Flagrante 


Um comentário: