quinta-feira, 26 de junho de 2014

Barnes & Noble vai virar duas empresas: uma para o tablet Nook e outra para livros

A Barnes & Noble, uma das maiores redes de livrarias dos Estados Unidos, anunciou nesta quarta-feira que dividirá suas operações em duas companhias diferentes: uma dedicada à venda de livros físicos, em crise mas ainda lucrativa, e outra apenas para o Nook, seu leitor digital criado em 2009 para concorrer com o Kindle da Amazon. A notícia foi dada pelo CEO Michael Huseby durante a apresentação dos resultados financeiros do último quadrimestre.


— Nós concluímos que esses dois negócios terão mais chances de aumentar a remuneração dos acionistas se capitalizados e operados separadamente — afirmou Huseby.

A Amazon, com o Kindle, já consolidou sua posição de e-reader preferido dos americanos e o Nook rendeu a Barnes & Noble perdas expressivas, que culminaram na troca de comando da companhia no ano passado. E as chances para o seu leitor digital parecem cada vez menores: o faturamento com o Nook caiu 22% no quadrimestre em comparação com o mesmo período do ano anterior, um prejuízo de aproximadamente 25 milhões de dólares.

Na prática, a rede de livrarias já tratava seu leitor digital como uma divisão à parte, já que o tablet recebeu investimentos da Microsoft e, recentemente, foi acertada uma parceria com a Samsung para a fabricação do tablet “Samsung Nook”. Durante conferência com analistas, os executivos da Barnes & Noble confirmaram também que os modelos Nook HD e Nook HD+ não serão mais produzidos, mas o estoque continuará à venda até que acabe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário