segunda-feira, 14 de julho de 2014

Cadernos de anotações de Camus ganham edições em português

São três volumes que compreendem os períodos de 1935 a 1937, 1937 a 1939 e 1939 a 1942 e que permitem acompanhar a gestação da obra do intelectual


De todos os escritores franceses, Albert Camus é aquele que melhor consegue realizar um prodígio: captar a empatia dos leitores logo nas primeiras linhas. Pode-se pensar que o frescor da inteligência que se respira em sua escrita é um patrimônio da grande literatura francesa, de Montaigne a Proust. Porém, poucos como Camus conseguiram estabelecer esse tipo de intimidade imediata com o leitor. O segredo desse vínculo afetivo se manifesta de maneira privilegiada em uma parte de sua obra ainda inédita no Brasil: seus cadernos de anotações. 

Por meio do trabalho excelente da editora Hedra, o leitor pode agora tomar contato direto com as anotações de Camus em três fases decisivas de sua vida e obra: Esperança do Mundo (1935-37), A Desmedida na Medida (1937-39) e A Guerra Começou, Onde Está a Guerra?(1939-42). As traduções, bibliografias, cronologias e notas são assinadas por Raphael Araújo e Samara Geske, especialistas na crítica genética de Camus (análise de seus manuscritos). A edição conta com a participação de Claudia Amigo Pino, Nilson Silva e dos próprios Araújo e Geske, que assinam longos e esclarecedores posfácios sobre a importância dos cadernos na obra do escritor argelino. 

Fonte: O Estadão – Reportagem completa aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário