quinta-feira, 31 de julho de 2014

FLIP 2014 - Mesa de abertura relembra múltiplas faces de Millôr


Na abertura da 12ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), na noite desta quarta-feira, as várias faces do autor homenageado deste ano, o carioca Millôr Fernandes, morto em março de 2012, estiveram presentes. Enquanto o cartunista Jaguar, numa divertida entrevista feita pelos humoristas Hubert e Reinaldo, lembrou histórias engraçadas da carreira de Millôr no “Cruzeiro” e no “Pasquim”, o crítico de arte Agnaldo Farias tratou de um aspecto menos analisado de sua obra, o de artista plástico.

A noite da 12ª edição da Flip foi apresentada por Mauro Munhoz, diretor-presidente da Casa Azul, instituição que organiza a festa, e por seu curador, Paulo Werneck. Juntos, eles lembraram de quatro autores que já participaram de outras edições da Flip e que morreram recentemente: Munhoz citou a sul-africana Nadine Gordimer, enquanto Werneck falou dos brasileiros João Ubaldo Ribeiro, Ariano Suassuna e Edson Nery da Fonseca.


Em seguida, foi a vez de o crítico de arte mineiro Agnaldo Farias subir ao palco para abordar um lado, nas palavras do conferencista, “negligenciado” da obra de Millôr: o da pintura e do grafismo. Segundo ele, as artes plásticas nunca tiveram o espaço merecido no Brasil, o que se intensificou ainda mais com Millôr devido à ironia presente em seus trabalhos.

Fonte: O Globo (reportagem completa aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário