domingo, 31 de agosto de 2014

Contos de Amor e Crime: Um Romance Violento - Resenha

Até que ponto você é sincero com você mesmo sobre os seus conceitos ou “pré-conceitos”?!


O livro “Contos de Amor e Crime: Um Romance Violento” do escritor Afobório, como ele próprio afirma, é um tapa na cara da sociedade. Já na primeira frase do livro, pode-se ter uma ideia de quão intensa será a leitura:

“Eu senti e ainda sinto muita raiva!” (pág. 13)


Quando Jozz (um negro, bandido) decidiu compartilhar sua história conosco (leitores), sabia exatamente o que estava fazendo. Ao se deparar com um escritor (branco) interessado em transformar a sua experiência de vida num livro, Jozz não hesitou, pois via a oportunidade de expor seu ponto de vista sobre alguns assuntos que, infelizmente, a maioria de nós costuma varrer para debaixo do tapete.

“Vesti minha balaclava e colei nele; calcei a pistola na segunda costela do idiota e disparei.” (pág. 26)

Através da sua história, Jozz nos conduz a uma realidade muitas vezes cruel. Poucas vezes paramos para pensar no que de fato a vida representa para pessoas cujas oportunidades são bem diferentes das nossas. Garotos negros que nascem e crescem em comunidades pobres, cercadas de drogas, violência e prostituição. Conscientes ou não, temos um discurso pronto e afirmamos que não somos racistas; que não temos preconceito social; que acreditamos num futuro melhor para todos; que se o “faveladinho” estudasse, também seria bem sucedido na vida. Mas será que as oportunidades são realmente as mesmas para todos?

“Acredito que todo homem morre um pouco por dia, enquanto briga para continuar vivo. Mas eu ainda penso que é melhor morrer de bala do que de fome (...)” (pág. 45)


Com uma narrativa direta e franca, o autor aborda (de forma impecável) os temas que a sociedade e a classe política apenas fingem discutir. Afobório nos abre os olhos para a realidade daqueles que estão fadados à marginalidade, na maioria das vezes, por pura falta de opção, afinal, quais são as chances de um cidadão negro e favelado se dar bem na vida?

“Era uma pequena ainda indefesa nesse mundo cão. Perguntei: “Quantos anos você tem?”. Ela esticou os dedinhos apontando quatro. Achei aquilo sensacional. Correu uma lágrima dos meus olhos.” (pág. 65)

Vingança, prostituição, drogas, traição, são alguns elementos que transformam “Contos de Amor e Crime” numa granada (sem o pino) na sua mão, prestes a explodir. E com um pouco de sorte, essa granada vai explodir e te tirar da inércia da hipocrisia e da ignorância. Um livro indispensável para quem se propões a “abrir os olhos” e repensar seus conceitos.

“Felicidade é uma coisa importante na vida das pessoas. E a favela se faz feliz na dificuldade.” (pág. 103)

Prepare-se para ler “Contos de Amor e Crime: Um Romance Violento, pois você pode até duvidar, mas existe outro mundo além do nosso “mundinho”.


Contos de Amor e Crime
ISBN: 978-85-67366-6
Autor: Afobório
Editora: Os Dez Melhores
Páginas: 122
Adquira seu exemplar direto com o autor

2 comentários:

  1. Gostei de ler esta resenha. O romance parece ser muito bom. Aborda temas importantes da nissa sociedade. Pois é amigos, nem todos têm as mesmas oportunidades na vida, ao contrário do que se pensa. Há oportunidades que não saem da favela. Um dia houve alguém da politica que teve a brilhante ideia de tirar as pessoas dos Guetos e distribui-las pelas zonas residenciais, mas de imediato se levantaram vozes a reclamarem que não queriam bandidos pertos das suas casa. Pobre de quem nasce condenado ao gueto, dificilmente sairá dele. Muitos sucessos Afobório

    ResponderExcluir
  2. Podemos traçar um paralelo entre a escalada dos índices de criminalidade que vem aumentando nesse palco em que vivemos. É inegável que, pelo fato de o crime tratar-se de um fato social, o aumento da criminalidade no Brasil venha a refletir diretamente a situação do quadro social no qual se encontra o nosso país. O livro "Contos de Amor e Crime " do autor Afobório Feito de Carniça estampa claramente a estória narrada por Jozz que o nosso sistema não recupera ninguém. A prisão de um criminoso não pode ser vislumbrada como uma expectativa de melhoria do sistema penitenciário e nem uma redução dos índices de criminalidade no Brasil se não for revisto o modelo de política econômica e social. Dentro dessa realidade, tanto a lei penal como as prisões, estariam corparizando a doutrina de Karl Marx, segundo a qual o direito nada mais é do que instrumento que serviria à manutenção do domínio pelas classes dominantes. Nosso país está vivendo uma crise moral com o aumento cada vez mais de pessoas que fazem apologia a drogas e criam seus filhos com a ideologia de ser racista.

    ResponderExcluir