quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Cadê a boa literatura brasileira?


Por Luís Antônio Giron

A grande literatura brasileira tão cultuada já não existe mais. Basta reparar no conteúdo das obras literárias lançadas recentemente ou mesmo as destacadas por prêmios como Portugal Telecom, Jabuti, Passo Fundo, Machado de Assis e tantos outros.

E é suficiente dar uma olhada na lista dos livros mais vendidos de ÉPOCA desta semana para se dar conta de que não há mais brasileiro “de prestígio” no rol dos mais vendidos. Entre os best-sellers, dominam a ficção-espetáculo, preparada para virar superprodução de Hollywood, ou então a autoajuda e os títulos pseudo-úteis. Consultar a lista é desembarcar na repetição das fórmulas e na ausência de ideias. É chick lit e vamp lit pra cá, espiritualismo e fantasia pra lá. 

As editoras também não se esforçam. Não apostam em bons autores, preferindo investir naqueles escritores que deem retorno, se não em vendas, ao menos em supostas garantias de espaços nos meios de comunicação. São vaidosos encilhados, prontos para atender seus editores espertalhões. Ora, isso não é arte, e sim o mais reles tráfico de influência. Conheço autor que vive apenas do escambo de elogios, resenhas positivas e edições bonitas. Os salões literários estão repletos deles.

Fonte: revistaepoca.globo.com


2 comentários:

  1. Bom, não vou negar que adoro literatura fantástica. Mas concordo com o autor quando ele diz que hoje em dia autor brasileiro não é como antes. Nunca fui fã de livro de autoajuda, mas sei que tem muita gente que escreve o que as pessoas querem ler, logo, escrevem esperando o retorno, como as editoras. Não acho que ser escritor seja isso, os grandes escritores canônicos ou não da literatura brasileira tinham um propósito maior que dinheiro e hoje em dia isso quase não existe mais. Enfim, gostei da matéria, vale a reflexão rs

    ResponderExcluir