quarta-feira, 2 de abril de 2014

O Estrangeiro - Albert Camus

O Estrangeiro foi lançado em 1942 e é o mais famoso romance do escritor Albert Camus. Já em seu primeiro parágrafo, a obra prenuncia o crime pelo qual seu personagem principal será responsabilizado, julgado e “condenado”. O Estrangeiro é um clássico da literatura mundial. Vale a pena considerar a possibilidade de lê-lo.


Trecho inicial do livro:

“Hoje, a mãe morreu. Ou talvez ontem, não sei bem. Recebi um telegrama do asilo:
"Sua mãe falecida: Enterro amanhã. Sentidos pêsames".
Isto não quer dizer nada. Talvez tenha sido ontem.
O asilo de velhos fica em Marengo, a oitenta quilômetros de Argel.
Tomo o autocarro das duas horas e chego lá à tarde.
Assim, posso passar a noite a velar e estou de volta amanhã à noite.
Pedi dois dias de folga ao meu chefe e, com um pretexto destes, ele
não me podia recusar. Mas não estava com um ar lá muito satisfeito.
Cheguei mesmo a dizer-lhe "A culpa não é minha". Não respondeu.
Pensei então que não devia ter dito estas palavras.
A verdade: é que eu não tinha que me desculpar: Ele é que tinha de me dar pêsames. Mas com certeza o fará, depois de amanhã, quando me vir de luto.”

Leia a versão em PDF aqui!


Nenhum comentário:

Postar um comentário