terça-feira, 24 de setembro de 2013

Débora conta histórias


A potiguar Débora Araújo Seabra de Moura, 32 anos, é um exemplo. Corajosa, é a primeira professora graduada do Brasil com Síndrome de Down, num país onde há cerca de 300 mil pessoas com a síndrome e apenas cem estão no mercado de trabalho. E agora também autora do enriquecedor livro Débora Conta Histórias, que usa a rotina de uma fazenda cheia de animais para falar sobre preconceito, rejeição e amizade.


São historinhas fofas e singelas, que trazem mensagens muito positivas em sua essência, como o caso do cachorro e do papagaio que não se davam. Um não aceitava o jeito do outro e um dia se atracaram numa briga. Até que a menina Sandra, personagem criada para homenagear uma amiga da autora, interfere: “Bichos têm que ser como gente, aceitando as diferenças uns dos outros. Se todos forem iguais, o mundo fica chato”. Assim, papagaio respeita cachorro com seu pelo e seu latido, e cachorro respeita papagaio com suas penas e suas falas.


Pautada pelo próprio exemplo de vida e  perseverança com que sempre lidou com a adversidade, a autora usa sempre a inclusão como pano de fundo. Sandra e os bichinhos que andam pela fazenda da vovó lidam com problemas humanos como preconceito e rejeição. Uma das fábulas é sobre a discriminação que o pato sofria por não querer namorar outras patas, e sim, outros patos. 



Um comentário:

  1. O livro parece ótimo e a história da escritora é um exemplo de superação. Quero ler.

    Abraços, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir