quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Museu expõe obras com inspiração em Dostoiévski



Dostoiévski - autor do romance universal Crime e castigo - influenciou muito a cultura popular e, propriamente, a literatura de seu país. Mais do que isso, seu nome é referência de base quando se fala em clássicos da Literatura.


Também o seu livro
 Os Irmãos Karamázov foi um marco literário, havendo sido considerado por Sigmund Freud "o maior romance da história". Com esse cenário e suas evocações, a figura de Fiodór Dostoiévski é ícone de grandes mostras culturais, como a exposição ilustrada que tem lugar no Museu Lasar Segall, com o approach de seu nome e obra.

Xilogravura (Fotos: Divulgação)

A mostra
 Noites brancas tem o nome de uma das obras do famoso escritor russo, um livro que possui como protagonista "o Sonhador", que percorre a noite branca de São Petersburgo como um flâneur romântico, em sua paixão por Nástienka. Quem reconhece o approach literário, com certeza também reconhece o universo ficcional sombrio de Dostoiévski, cenário que a mostra exibida pelo Museu Lasar Segall recria perfeitamente.

Obra O Idiota

O museu em foco, uma das grandes referências culturais da cidade de São Paulo, oferece agora aos seguidores do autor russo - e das artes plásticas - esse excelente programa artístico-cultural, com a exposição de gravuras, desenhos e livros que permanece até 29 de setembro no espaço.



2 comentários:

  1. Ele merece todas as homenagens! Sem dúvida um dos maiores nomes da literatura mundial...

    Abraços, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  2. Li Noites Brancas e Crime e Castigo. Simplesmente fantásticos!

    Abraço ;)

    ResponderExcluir