terça-feira, 24 de setembro de 2013

Stephen King critica Crepúsculo e Jogos Vorazes


Prestes a lançar Doctor Sleep, livro que dá continuidade ao clássico O Iluminado, adaptado por Stanley Kubrick (Laranja Mecânica) para os cinemas nos anos 80, o escritor americano Stephen King tem acompanhado nos últimos anos um grande número de franquias inspiradas em literatura invadir as telonas. Mas segundo a Variety, sua opinião não é das mais favoráveis quando o assunto é este novo cenário.


Em entrevista ao site, o autor não poupou críticas à qualidade literária das sagas Crepúsculo e Jogos Vorazes, ambos sucessos de bilheteria em torno do mundo. "Concordo com quem diz que Crepúsculo é pornografia adolescente. Sua história não fala de vampiros e lobisomens, mas sobre como o amor de uma garota pode transformar um bad boy em mocinho", avaliou.

Sobre Jogos Vorazes, King chegou a comparar com outra de suas obras adaptadas, o filme O Sobrevivente. "Li e não senti necessidade de continuar. A história não tem nada a ver com The Running Man (título em inglês), que retrata um jogo onde as pessoas realmente são mortas ao vivo pela tv em uma sátira aos reality shows", completou.

Doctor Sleep, novo livro de Stephen King, se centra na vida adulta de Danny Torrance, o jovem vidente de O Iluminado. Após a morte de sua mãe Wendy, o rapaz passa a ser atormentado pela memória de seu pai alcoólatra, interpretado por Jack Nicholson (Melhor é Impossível) na adaptação da obra dos anos 80, que foi abertamente reprovada pelo escritor. Será que podemos aguardar a continuação de O Iluminado para o cinema?



4 comentários:

  1. O Iluminado não precisa de uma continuação. SK critica esse autores "do momento", mas segue pela mesma via.

    ResponderExcluir
  2. Há sempre críticas com os novos "gêneros" literários. Eu mesma critiquei muito crepúsculo e cinquenta tons antes de lê-los. Stephen King é clássico, e, sendo um autor do gênero "Terror", esperava mesmo sua antipatia por Crepúsculo, mas me surpreendi com sua crítica à Jogos Vorazes.

    ResponderExcluir