quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Prêmio Jabuti desclassifica três finalistas


Três livros que estavam entre os finalistas do Prêmio Jabuti foram desclassificados nesta quarta-feira. Em reunião, o conselho curador entendeu que as obras contrariavam o regulamento. A lista oficial foi anunciada na semana passada.


Entre os livros eliminados está A Pedra na Praça (Rovelle), de Ana Sofia e Tatiana Mariz, uma adaptação de contos de Tolstói que foi retirada da competição por não se tratar de obra inédita. Em seu lugar, entrou o livro O Peixe e a Passarinha (Companhia das Letras), de Blandina Franco e José Carlos Lollo.

Na categoria tradução, dois livros foram desclassificados, Ficção Completa - Bruno Schulz (Cosac Naify), com tradução de Henryk Siewierski que já havia sido parcialmente publicada, portanto não atendia ao critério de ineditismo. A obra foi substituída por O Comedido Fidalgo (Benvirá), de Juan Eslava Gavan, na tradução de Josely Vianna Baptista. A outra é a tradução de Mamede Mustafa Jarouche para o Livro das Mil e Uma Noites - Vol. 4 (Globo), porque o regulamento determina que "no caso de traduções, quando houver vários volumes, será considerada a data do último publicado, desde que nenhum dos demais volumes tenha sido inscrito em edições anteriores do Prêmio". O primeiro livro da série já havia sido premiado pelo Jabuti, em 2006. O título que entrou em seu lugar foi Fora do Tempo (Companhia das Letras), de David Grossman, traduzido por Paul Geiger.


Nenhum comentário:

Postar um comentário