sexta-feira, 11 de outubro de 2013

As maiores bibliotecas do mundo



Mais do que espaços para fazer pesquisas, as bibliotecas muitas vezes são verdadeiros pontos turísticos de suas cidades, com arquitetura elaborada e acervos impressionantes.

Conheça algumas das maiores bibliotecas do mundo:

Biblioteca do Congresso (Library of Congress)
Onde fica: Washington, DC - EUA
Tamanho do acervo: 155 milhões de exemplares

Os números da Biblioteca do Congresso são muito impressionantes: são mais de 32 milhões de livros (em 470 idiomas), mais de 63 milhões de manuscritos, 3 milhões de gravações de áudio e 5 milhões de mapas. É a maior biblioteca do mundo em espaço e número de itens catalogados.


Biblioteca Britânica (
British Library)
Onde fica: Euston Road, Londres - Inglaterra
Tamanho do acervo: 150 milhões de exemplares

A Biblioteca Britânica pode até passar a Biblioteca do Congresso em número de exemplares, pois a cada ano são adicionados cerca de três milhões de novos itens ao acervo - que já conta com uma coleção especial com raridades com um caderno de anotações de Leonardo da Vinci e manuscritos de autores como Jane Austen, James Joyce e dos Beatles.

Biblioteca Pública de Nova York (New York Public Library)
Onde fica: Manhattan, Nova York - EUA
Tamanho do acervo: 53.1 milhões de exemplares

Está entre as cinco principais bibliotecas dos Estados Unidos e é um dos pontos turísticos de Nova York. Já foi cenário de alguns filmes, como "Bonequinha de Luxo" e "Sex and the City".



2 comentários:

  1. Todas lindas Max, mas a do Congresso, UAU! Muito interessante...


    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  2. Eu amo bibliotecas! Eu só não moro em uma porque não posso...! Brincadeira... Eu adoro imagens assim, belíssima postagem a sua. Abraços, meu amigo, sucesso com sua obra! :)

    http://www.ladomalucadeser.blogspot.com

    ResponderExcluir