terça-feira, 15 de outubro de 2013

Família barra biografia de Leminski


Esgotada nas livrarias, a biografia do poeta curitibano Paulo Leminski (1944-1989), de autoria do escritor Toninho Vaz, não poderá ser publicada novamente. Isso porque a poeta e viúva de Leminski, Alice Ruiz, e suas filhas, Estrela e Aurea, querem impedir a publicação da quarta edição do livro Paulo Leminski - O Bandido que Sabia Latim (Record, 378 págs.), publicado pela primeira vez em 2001, na época autorizado por Alice. A viúva alega não ter tido participação nos direitos autorais da obra.


A justificativa da família de Leminski é que no livro há um trecho que se refere ao suicídio do irmão do poeta, Pedro Leminski, morto em 1983. As três familiares do poeta enviaram à editora correspondência informando que não autorizavama reedição por causa do enfoque “depreciativo à imagem do retratado e seus familiares”. Vaz planeja entrar com uma interpelação judicial no Tribunal de Justiça do Rio, pedindo esclarecimentos, além de entrar também com uma ação por danos morais e materiais. 


2 comentários:

  1. Max, muito complexa a situação. Eu acho um absurdo barrar qualquer tipo de livro, mas... Rs!

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  2. Bem... Acredito que o fato de o suicídio do irmão do poeta constatar na obra, não seja suficientemente forte para barrar a publicação, pois trata-se de uma biografia e é claro que muitas coisas que aconteceram em sua vida, sejam boas ou ruins, estarão presentes. Só não concordo que a viúva e os filhos não tenham tido participação nos direitos autorais. Se essa informação proceder, a publicação tem que ser barrada mesmo!

    ResponderExcluir