terça-feira, 17 de setembro de 2013

O Gato Preto


Escrito em 1843 por Edgar Allan Poe, O Gato Preto é um dos contos mais fascinantes do autor.  O texto faz parte da coletânea “Histórias Extraordinárias”, publicado no Brasil, em 2002, pela Editora Nova Cultural.


Poe, além de contista era também poeta e crítico literário. Seus textos refletiam sua visão sobre o lado obscuro dos seres humanos. As histórias de Poe iam muito além do terror sobrenatural, abordando principalmente o terror psicológico, o que, até hoje, faz com que as pessoas se identifiquem pela possibilidade real de acontecer.

No conto, o autor deixa evidente seu estilo e escrita, explicitando que os contos deveriam ser lidos de uma só vez, fazendo menção ao tamanho, estrutura e a capacidade que o texto deveria ter de prender o leitor.


Para Poe, o conto deveria ir direto ao ponto – diferente do que observamos no romance –, além do gênero literário possibilitar uma boa história com apenas um núcleo de conflitos e ênfase.

A narrativa em 1ª pessoa e a omissão dos nomes dos personagens, exceto pelo gato chamado Plutão, são características de O Gato Preto, deixando o leitor mais à vontade com a história e viajando para dentro das páginas com mais facilidade.


Ao ler a história, às vezes, o leitor é invadido pela sensação de dúvida sobre o que teria sido real, imaginação ou alucinação. O Gato Preto é só mais uma prova da loucura e perturbação humana, tema debatido ao longo dos anos, e mesmo tendo sido escrito em 1843, o conto continua sendo um dos mais lidos na atualidade. 



Um comentário:

  1. oi Moreno, tudo bem? Te indiquei em um tag. Espero que goste e que ainda não tenha respondido para entrar na corrente de incentivo a leitura.
    http://bisbiblogando.blogspot.com.br/2013/09/tag-11-incentivo-leitura.html

    Valeu :D
    Bjinhu
    Luh Costa- bisbiblogando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir