quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Fim - Fernanda Torres retrata um Rio “diferente”



Embalado por críticas elogiosas, o primeiro romance de Fernanda Torres figura nas listas de mais vendidos desde dezembro. Com Fim (Cia. das Letras), a atriz abraça o sarcasmo para falar do Rio de Janeiro como uma cidade de hedonistas decadentes.


Fim é a primeira incursão de Fernanda pelo gênero do romance, mas a atriz já vinha angariando leitores em suas colaborações com o jornal Folha de S. Paulo e as revistas Veja Rio e Piauí. Também é autora da peça Deus É Química, de 2009, e coautora do roteiro do filme Redentor, de 2004, dirigido por seu irmão, Cláudio Torres.


No livro, ela apresenta cinco homens na faixa dos 70 e dos 80 anos. O ranzinza Álvaro, o libertino Sílvio, o atleta Ribeiro, o careta Neto e o muso Ciro são representantes de uma geração carioca que viveu a revolução sexual dos anos 1960 e não escapou ilesa. Deixaram pelo caminho todas as ilusões. Em cada capítulo, a autora os incorpora durante seus momentos finais de vida, ao resgatar as lembranças de paixões, sacanagens, experiências com drogas, noitadas regadas a álcool – tudo em primeira pessoa. Da prática como atriz, Fernanda traz o talento para ser várias pessoas e contar histórias sob perspectivas diversas. As mulheres, ex-mulheres e os filhos dos cinco personagens também protagonizam trechos curtos entremeados nos capítulos.

Leia um trecho do livro aqui!


Nenhum comentário:

Postar um comentário