quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Sebastião Salgado lança livro inédito com sua história


As fotos em preto e branco de Sebastião Salgado já rodaram o mundo inteiro. Sua história pessoal, no entanto, era uma incógnita. Era, até agora. No início de março o fotojornalista vai lançar, pela Editora Paralela, sua primeira autobiografia intitulada 'Da minha terra à Terra', que já está em pré-venda. No livro, Salgado fala sobre as raízes políticas, éticas e existenciais de seu engajamento fotográfico e como conseguiu combinar militância, profissionalismo talento e generosidade.


Entre as principais obras de Sebastião Salgado estão 'Outras Américas', onde o fotógrafo registrou as condições de vida de pessoas pobres da América Latina; 'Trabalhadores', em que fotografou a rotina de produção de trabalhadores manuais; e 'Terra', retratos das condições de vida dos trabalhadores rurais sem-terra do Brasil.

Em 2013, depois de oito anos de reportagens, Salgado expôs pela primeira vez o celebrado Projeto Gênesis, que deu origem ao livro homônimo, uma jornada fotográfica por lugares intocados, onde o homem convive em harmonia com a natureza.


Natural de Aimorés, em Minas Gerais, Sebastião Salgado iniciou sua carreira como fotógrafo na França, onde mora desde 1973. Economista por formação, o fotojornalista já trabalhou em diversas agências e recebeu uma série de prêmios, entre eles o de Melhor Repórter Fotográfico do Ano, oferecido pelo International Center of Photography de Nova York, e o Grand Prix da Cidade de Paris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário