quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Alemanha publicará livro de Hitler


Uma edição comentada do livro "Mein Kampf" (Minha luta, em português), escrito por Adolf Hitler, será publicada na Alemanha depois de 2015 - após a tentativa fracassada do estado da Baviera de impedir judicialmente o lançamento.


"Não podemos cometer um atentado contra a liberdade científica", disse nesta quarta-feira o ministro da Ciência e da Educação bávaro, Ludwig Spaenle. O Instituto de Munique, que leva o projeto adiante, "pode publicar uma edição" sob "sua própria responsabilidade", agregou.

A Baviera, que detém os direitos autorais do livro desde a Segunda Guerra Mundial, tem tentado impedir que o material - de forte cunho nazista e antissemita - seja republicado. "Mein Kampf" entrará para o domínio público no final de 2015, setenta anos depois da morte de Hitler. Para evitar que a volta da obra seja vista como uma homenagem por alguns, o estado tentou barrar judicialmente sua publicação.


Base ideológica para o III Reich, o livro foi escrito por Hitler entre 1924 e 1925, quando estava preso. "Mein Kampf" não está proibido na Alemanha, mas a Baviera impede, desde 1945, qualquer reedição integral ou parcial, para evitar uma eventual exploração do texto por grupos neonazistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário