segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Nobel de Literatura, Günter Grass vai parar de escrever romances


O escritor Günter Grass, grande nome da literatura alemã contemporânea, afirmou em recente entrevista que provavelmente deixará de escrever romances devido à sua idade avançada.


— Atualmente, estou com 86 anos. Não penso que consiga ainda (escrever) um romance — explicou o prêmio Nobel de Literatura 1999, em entrevista concedida ao jornal regional Passauer Neue Presse, que teve um trecho divulgado neste domingo (12/1).

— Meu estado de saúde não me permite conceber projetos de cinco ou seis anos e esta seria a condição para o trabalho de pesquisa para um romance — acrescentou.

Autor de títulos como O Tambor e A Ratazana, entre outros, disse que tem se dedicado ao desenho e à aquarela, "depois de um período em que estive bloqueado por causa de frequentes hospitalizações".

Conhecido por suas convicções políticas social-democratas, Günter Grass suscitou uma vida polêmica com Israel em 2012 ao publicar um poema em prosa, no qual afirmava que o Estado hebreu ameaçava a paz mundial ao querer atacar o Irã preventivamente diante da possibilidade de que este país dispusesse de armas nucleares. Por este motivo, Israel o declarou "persona non grata".


O escritor, que durante os anos sessenta e setenta insistiu em destacar o passado nazista de seu país, provocou um grande escândalo em 2006 quando revelou que na juventude integrou as Waffen SS, forças de elite de Adolf Hitler. Isto o escritor teria revelado no livro Descascando a Cebola, que faz parte de suas memórias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário