terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Livro revela filmes que nunca saíram do papel


The Greatest Movies You'll Never See (Os melhores filmes que você nunca verá, ainda sem tradução) é um interessante livro, que o leva a imaginar por que nunca foi realizado antes. Entre mais de 70 projetos, desde a década de 1920 até hoje, a obra de 256 páginas traz os longas que nunca tiveram sinal verde de produção.

A compilação feita pelo jornalista Simon Braund reúne ensaios de alguns dos roteiristas mais experientes do mundo e foi realizada em formato coffee table, acompanhada por excelentes pôsteres que imaginam, de maneira divertida, como teriam sido os filmes. Na lista, estão alguns dos diretores mais celebrados, entre Orson Welles, Alfred Hitchcock e David Lynch, em um relato do que pode ser considerado uma história alternativa do cinema.

Muitos dos projetos que não decolaram parecem maravilhosos. The Aryan Papers, um drama de Stanley Kubrick sobre o Holocausto, em que dois judeus assumem identidades católicas, seria seu trabalho seguinte ao filme Nascido para Matar (1987). Mas foi arquivado logo após o sucesso de A Lista de Schindler, em 1993.


Ironicamente, Steven Spielberg tenta hoje tornar Napoleão, outra ideia de Kubrick nunca realizada, em uma série de TV. Caso tivesse sido feito, teria ocupado tanto tempo do diretor nos anos 1970, que Laranja Mecânica (1971), um filme que tanto influenciou a cultura popular, não teria existido. Mesmo caso de E.T., de 1982. O clássico não teria se tornado realidade caso Steven Spielberg tivesse insistido em uma produção sobre invasão alienígena Night Skies, que nunca decolou.




Nenhum comentário:

Postar um comentário